Uma lista de discussão foi criada para professores interessados em blogs, o objetivo era descobrir como esta ferramenta funcionava e como inseri-la nas atividades diárias da escola.
Esta foi, para muitos professores, a primeira oportunidade de participar de uma lista de discussão, de aprender a aprender, de colaborar, de tirar dúvidas. Era um período em que os blogs ainda exigiam conhecimentos de HTML e tivemos até mesmo um curso,oferecido pela colega do grupo, a Emilly, que nos ensinou a desvendar os mistérios daquela linguagem complicada e desconhecida.
Pode-se dizer que, na época, éramos iletrados digitais. Sabíamos como usar o computador, mas não sabíamos tirar o melhor proveito dele e, muito menos, inseri-lo nas atividades didáticas. Durante estas trocas, no entanto, fomos aprendendo e nos tornando professores conectados, que puderam, com o tempo, ser citados como exemplos para outros colegas.
Esta é uma das vantagens da aprendizagem colaborativa em rede:trocar experiências, descobrir o que dá certo, compartilhar os sucessos e os fracassos e receber sugestões de uso de novas metodologias e novas descobertas na rede. Compartilhar de tal forma, que a lista de discussão pode tornar-se uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa.
Aquela onde, segundo Souza (2002),
“a socialização, o contexto e as interações permitem a
construção significativa de referenciais particulares, numa
configuração dificilmente alcançada pelos espaços tradicionais de
ensino e aprendizagem.”
Espaços formais de aprendizagem que, com raras exceções, ainda não incorporaram em seus currículos a aprendizagem e a nova pedagogia relacionadas ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Como vimos na Aula 4 a e podemos constar no texto publicado acima , a aprendizagem é vista como resultado de um processo de interações sociais.
ResponderExcluirOlá Rita! Seu blog está mesmo muito bom. Parabéns!!!
ResponderExcluirOlá educadores apaixonados pela EAD,visitem o meu Blogg.
ResponderExcluirQue tal sabermos um pouco mais sobre "As relações interpessoais na tutoria presencial e o aluno de EAD: a tríplice relação Educador-Professor/Tutor-Aluno".
ResponderExcluirPara quem trabalha com a Educação a Distância, é um assunto muito envolvente.
Um abraço a todos os visitantes.